Curso de Libras SENAC 2024: Duração, Vagas e Inscrição

Aprender novas línguas é muito bom, seja para viajar, trabalhar, ou somente conseguir se comunicar com outras pessoas. Se você deseja ter uma comunicação real com pessoas surdas, veja aqui tudo que precisa saber sobre o curso de Libras Senac 2024.

Jovem faz sinal para e comunicar em Libras
Imagem: Freepik

Curso de Libras Senac 2024

O curso de Libras Senac é dividido em níveis, que vão do básico ao intermediário, para capacitar pessoas a se comunicarem utilizando a Língua Brasileira de Sinais. Primeiramente, no nível básico, o aluno é introduzido na linguagem de sinais aprendendo o Alfabeto Manual.

Em seguida é ensinado como iniciar uma comunicação em Libras, com o sinal do nome e saudações, além de sinais mais usados no cotidiano. E ao longo do curso o aluno vai aprendendo o necessário para se comunicar na Língua de Sinais, como utilizar a expressão facial e corporal para se expressar.

No nível intermediário deste curso Senac, os participantes se aprofundam um pouco mais, aprendendo sobre a cultura e identidade surda. Além disso avançam no aprendizado na linguagem, aprendendo novas palavras e estudando o sistema de transcrição em Libras.

Por fim, no nível avançado, o aluno será ensinado a fazer soletração rítmica e empréstimos linguísticos e aplicar parâmetros de configuração de mão, movimento, ponto de articulação e orientação. Em resumo, ao se formar neste curso você conseguirá se comunicar perfeitamente em Libras.

oportunidades

Cursos SENAC que mais empregam 2024

Bons salários e contratação rápida!
Conferir
Você permanecerá no site atual

Quem pode fazer o curso de Libras Senac?

Antes de se matricular no curso de Libras Senac, é bom verificar se você se encaixa nos critérios de participação estabelecidos pela instituição. Dessa maneira, é preciso que você atenda aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter no mínimo 14 anos de idade (algumas unidades aceitam 13 anos e outras exigem 16 anos);
  • Ter no mínimo Ensino Fundamental completo (algumas unidades aceitam candidatos que tenham concluído até o 5º ano do Ensino Fundamental).
Alunos se comunicam em Libras
Imagem: Freepik

Qual a duração do curso de Libras Senac?

Disponibilizado para ser desenvolvido tanto de forma presencial quanto à distância, o curso de Libras Senac tem carga horária variável, dependendo da modalidade de estudo e nível. Dessa forma, a carga horária total pode ir de 54 horas a 160 horas.

A duração do curso também sofre variação pelos mesmos motivos, além de ser influenciada pela carga horária diária. Assim o curso tem duração média de dois meses.

Quanto custa o curso de Libras Senac?

Assim como afeta sua duração, as variações que o curso de Libras sofre, também afetam seu valor de investimento. Desse modo, o custo tem preços que podem ir de R$ 233 até R$ 1.275,00, com pagamentos à vista no boleto, ou parcelado no cartão de crédito.

Professora ensinando Libras
Imagem: Freepik

Vagas grátis no curso de Libras Senac

O curso de Libras Senac pode ser encontrado na maioria das unidades da instituição, em todos os cantos do país, bem como no portal Senac EAD. No entanto, no caso dos cursos presenciais, as turmas dependem de um bom número de interessados e viabilidade da unidade para sua realização.

E se você for uma pessoa de baixa renda comprovada, pode tentar obter uma vaga grátis para fazer o curso. Isso porque o curso de Libras é um dos que contam com bolsas de estudo, cedidas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Inscrições no curso de Libras Senac 2024

Se você ficou interessado e gostaria de se inscrever para fazer o curso de Libras Senac 2024, pode fazer isso rapidamente no o portal oficial da instituição em sua região ou no site Senac EAD.

Veja abaixo um passo a passo de como fazer sua inscrição, para, por exemplo, tentar uma bolsa de estudos do PSG, no Senac São Paulo:

  1. Acesse o site do Senac São Paulo clicando aqui;
    Portal do Senac São Paulo
    Imagem: Reprodução
  2. Clique na aba Bolsas e Descontos na parte superior da página;
  3. Agora clique em Cursos Livres e Técnicos;
  4. Indique a unidade do Senac mais próxima de você
  5. Verifique se há turmas abertas com bolsa de estudo no curso de Libras e clique em bolsas;
  6. Verifique o período de inscrição do curso (caso o curso ainda não tenha aberto inscrições retorne ao site para se inscrever no período indicado);
  7. Clique em inscrever para bolsa de estudo;
  8. Faça login, ou um cadastro caso ainda não tenha uma conta;
  9. Confirme que tem os pré-requisitos necessários para fazer o curso clicando em sim;
  10. Preencha as informações solicitadas;
  11. Anexe os documentos solicitados;
  12. Declare que as informações fornecidas são verdadeiras e que tem ciência do uso dessas informações e clique em confirmar solicitação;
  13. Pronto, agora é só aguardar o retorno do Senac que enviará um e-mail comunicando se sua bolsa foi ou não aprovada, e orientações para realizar a matrícula.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marisa Silva
Marisa Silva é redatora e professora especializada no universo de educação, sendo produtora de conteúdo voltado para a internet desde 2016 onde desenvolveu paixão pela escrita. Com a sua experiência e conhecimento, ela traz para o portal Cursos SENAC 2024 artigos que sempre estão auxiliando milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem bolsas de estudos.